A comunicação telefônica via VoIP apresenta grandes vantagens sobre a telefonia convencional, sendo que a principal delas tem sido a redução de despesas que proporciona, visto que a rede de dados (e conseqüentemente a VoIP) não está sujeita à mesma tarifação das ligações telefônicas convencionais, que é calculada em função de distâncias geodésicas e horários de utilização estabelecidos pelas Operadoras de Telefonia.
Quando se fala em Voz sobre IP imediatamente vem a nossa cabeça o baixo custo, a economia. Um dos principais motivos para a popularização do serviço de chamadas pela internet foi a economia que as empresas tinham nas ligações interurbanas e internacionais, onde o sistema brasileiro de telefonia fixa e móvel ainda é mantido sobre um regime de monopólio privado e com preços abusivos.
Vantagens da Tecnologia
O VoIP pode facilitar tarefas difíceis em redes tradicionais. Um exemplo: é possível levar um telefone VoIP para uma viagem, e conectá-lo a Internet. Com isso pode-se receber ligações, contanto que a conexão seja rápida e estável o suficiente. O fato de a tecnologia estar ligada a internet também traz a vantagens de poder integrar telefones VoIP a outros serviços como chamadas de vídeo, compartilhamento de arquivos e gerenciamento de listas telefônicas. O fato de estar ligada a internet também significa que o custo da chamada independe da localização e dos horários das chamadas, diferente das empresas de telefonia convencional, onde os valores variam de acordo com o horário da ligação.
Existem dois modos de se fazer ligação na telefonia VoIP. A ligação software-software e a ligação software-telefone convencional.
Ligação Software-Software: Essas ligações são aquelas que acontecem entre dois usuários que tem um software, que permite realizar ligações grátis, entre o mesmo grupo (PC a PC por exemplo, por um softphone). Explicando melhor, são as ligações que ocorrem entre os programas da mesma empresa que oferece o serviço. Esse tipo de ligação tem custo zero.
Ligação Software-Telefone Convencional: As chamadas que envolvem um telefone convencional tem um preço que é definido de acordo com a empresa que oferece o serviço de telefonia VoIP. No Brasil não há nenhuma operadora de telefonia convencional que ofereça ligações para todo o país por preços tão baixos, como é o caso da telefonia IP (VoIP).
Ao contrário do sistema de telefonia convencional, que foi estruturado especificamente para este fim e tem milhares de quilômetros de fibra óptica (que custam muito caro) espalhadas por todo o mundo (até no fundo dos oceanos), o VoIP aproveita toda esta estrutura já pronta (Rede Mundial de Computadores – INTERNET), que integra ponto a ponto todas as redes e dá origem a este novo meio de usar o telefone, que é o VoIP, onde não há noção de distância, afinal, a Internet é tudo em todo canto.
Desvantagens da Tecnologia
Dependência da Internet: Como já se sabe, o VoIP depende da existência de uma boa conexão de internet. Caso ela esteja com problemas, passando por manutenção ou até mesmo indisponível, não há a possibilidade de comunicação através da telefonia IP, como realmente se deve fazer.
A falta de mais disponibilidade de Internet é um dos principais motivos para que o VoIP ainda não tenha dominado o mercado de telefonia. Nenhuma empresa vai mudar seu parque de telefonia completamente pra ficar à mercê de um link que não tem a disponibilidade e confiabilidade que a rede de telefonia convencional tem.
Qualidade das Chamadas: a qualidade depende da banda de internet contratada e de um excelente fornecedor, um excelente provedor VoIP. Quando não temos um link bom o suficiente, ouvimos o eco da nossa voz, as ligações ficam cortadas e temos uma queda considerável na qualidade das ligações.
Identificação das Chamadas: Como as ligações VoIP não partem de um telefone convencional, elas não podem ser identificadas por um número telefônico. Além da questão do número telefônico que permite as autoridades identificar um infrator que planeja e comete crimes usando a telefonia, há ainda a questão da criptografia usada nessas chamadas. Sabendo disso, que os criminosos italianos passaram a utilizar VoIP como forma de comunicação, escapando dos grampos e impedindo que as autoridades italianas identificassem as chamadas e chegassem a eles.
muito vem
ResponderExcluirgostei muito
ResponderExcluirutil para a realizaçao do meu travalho
ResponderExcluirmuito obrigados
ResponderExcluirainda vem que fomos utiles
Excluir