Muito vem sendo falado sobre a tecnologia de voz sobre IP, seja para fugir das restrições de operadoras de telefonia tradicional, seja para conversar com pessoas no Brasil ou no exterior, com custo reduzido. Esta tecnologia unifica dois mundos – telefonia e dados – numa só rede convergente.

DIFERENÇA ENTRE VOIP E TELEFONIA IP

É muito comum o VoIP ser confundido com Telefonia IP. Ambos são diferentes: a Telefonia IP é uma espécie de "versão evoluída" do VoIP. Na verdade, para um serviço ser caracterizado como Telefonia IP, é necessário que este tenha, no mínimo, funcionalidades e qualidade equivalentes à telefonia convencional.
A tecnologia VoIP, basicamente, converte sinal de voz (analógico) para o formato digital, utilizando tanto a infra-estrutura de dados, quanto a infra-estrutura analógica. A Telefonia IP, por sua vez, também faz uso de aparelhos telefônicos específicos e utiliza de maneira efetiva as redes computacionais (como a internet). Tais dispositivos, geralmente, são sofisticados o suficiente para a transmissão de voz em tempo real e com qualidade que muitas vezes supera a telefonia convencional. O fato mais interessante é que a Telefonia IP consegue essa eficiência sem necessitar de centrais telefônicas e ainda pode apresentar integração com outros serviços de dados, como vídeo e e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário