Em seu primeiro estágio, a VoIP podia ser entendida como uma conversação telefônica entre dois usuários de uma rede privada usando conversão de voz para dados (exclusivamente em redes corporativas).
Mais tarde esta tecnologia chegou ao seguinte conceito: uma conversação telefônica entre um usuário de Internet e um usuário da telefonia convencional, sem necessidade de acesso simultâneo.
Agora, o que chega ao mercado doméstico é uma idéia muito mais completa e que promete resultados cada vez melhores: uma conversação telefônica entre um usuário Internet e um usuário da telefonia convencional, ambos utilizando apenas o telefone.
Para utilizar os serviços descritos acima, deve-se optar por algum dos seguintes acessórios:
· IAD - Integrated Access Device (ou ATA): Dispositivo que permite ao usuário utilizar o serviço com telefones analógicos ou PABX da sua empresa, sem a necessidade de um computador ou telefone IP.
· SoftFone: Software para o acesso remoto do computador, conectado à Internet, para uma linha fixa local convencional.
· Webclient: Site que proporciona acesso remoto a partir de qualquer computador conectado à Internet, bastando login e senha do usuário em questão (fornecidos pela operadora).
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